Retrofitting é um processo que envolve a modernização ou atualização de equipamentos existentes para melhorar seu desempenho, eficiência, funcionalidade ou vida útil.

Entre muitos benefícios, destacamos algumas funcionalidades dessa prática:

MELHORIA DO DESEMPENHO: O retrofitting pode permitir que os equipamentos sejam atualizados com tecnologias recentes, para melhorar o desempenho, velocidade, precisão e principalmente a sua capacidade de produção.

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA: Com o retrofitting, é possível incorporar componentes mais modernos, e assim obtermos um aumento significativo da sua eficiência energética, diminuindo seu custo operacional e aumentando a sustentabilidade do processo.

CONFORMIDADE COM REGULAMENTAÇÕES: As regulamentações ambientais e de segurança se tornam mais rigorosas com o tempo, e os equipamentos precisam acompanhar as legislações vigentes, evitando multas e garantindo a conformidade com requisitos legais.

AUMENTO DA VIDA ÚTIL: Em vez de substituir completamente o equipamento antigo, o retrofitting pode ser uma opção mais econômica para prolongar a vida útil das máquinas de forma confiável.

REDUÇÃO DE CUSTOS: Em muitos casos, o retrofitting pode ser mais econômico do que fazer aquisição de novos equipamentos, e evita gastos associados com instalação, movimentações, e alterações de layouts existentes.

INTEGRAÇÃO COM SISTEMAS MODERNOS: À medida que as empresas adotam novos sistemas de automação, controle ou gerenciamento, o retrofitting pode permitir a integração dos equipamentos existentes com esses sistemas.